Brincando com a matemática
Como propor as brincadeiras
Há várias brincadeiras que poderiam ser apresentadas para as crianças de Educação Infantil, tais como as de roda, corda, amarelinha, ou com objetos como bola de gude e boliche. No entanto, elas se diferenciam pelo uso do material ou dos recursos predominantemente envolvidos no ato de brincar. Elas são apresentadas, variando das formas mais simples até as mais complexas, e as de um mesmo tipo não precisam ser esgotadas para se iniciar as de outro.
O importante é que o professor vá selecionando as sugestões de atividades mais adequadas à sua turma, podendo trabalhar com dois tipos de brincadeiras por semana. É importante também que o professor abra espaço para brincadeiras que as próprias crianças ou ele mesmo conheçam ou queiram inventar.
Uma brincadeira não deve ser feita apenas uma vez, sob pena de muitas crianças não terem chance de se apropriar das regras e dos vários aspectos inerentes a ela. Por isso, o professor propõe, semanalmente, a mesma atividade, durante, aproximadamente, quatro a cinco semanas. Em média, esse é o tempo adequado para permitir a compreensão das regras e para a evolução pessoal de cada criança, em relação à atividade como um todo, sem que se cansem da brincadeira.
Entretanto, o professor deve ser muito cuidadoso ao aplicar um jogo ou brincadeira. Os jogos e as brincadeiras devem ser escolhidos e pesquisados com critério e dedicação para que seu real objetivo não se perca. Para as crianças, as brincadeiras possuem como objetivo a recreação e o divertimento. Mas o educador deve sempre ter em mente o objetivo a ser alcançado. Bem planejadas e aplicadas, as brincadeiras auxiliam a criança a despertar seus talentos.
A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. A brincadeira é conhecida também como sapata, macaca, academia, jogo da pedrinha e pula-macaco e constitui-se, basicamente, em um diagrama riscado no chão, que deve ser percorrido, seguindo-se algumas regras preestabelecidas.
A amarelinha é um jogo que:
- Estimula a comparação constante entre as ações dos jogadores;
- Apresenta comparações, que podem estimular anotações gráficas do desempenho de cada um para outras comparações posteriores;
-Exige que os jogadores pesquisem e descubram a quantidade de força que devem usar ao jogar a pedra para acertar o alvo;
- Exige a estruturação dos movimentos corporais, que permitirão as ações de pular no diagrama, o que auxilia o desenvolvimento do raciocínio espacial;
- Colabora para o desenvolvimento e a memorização da sequência numérica.
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