A Linguagem e a Matemática
Falar é algo tão simples que nos surpreendemos quando nos deparamos com alguém com problemas fonoaudiólogos. Quando não conseguem pronunciar os fonemas. Quando a língua, órgão da fala, encontra barreiras para produzir os sons das palavras.
Desde que nascemos emitimos sons; com nosso desenvolvimento passamos a reproduzir todo e qualquer som que ouvimos, para depois aprendermos a textualizá-los.
Seja qual for a nacionalidade, isso é claramente visível. O oral é mecanismo facilitador para a perpetuação de qualquer idioma, para sua evolução e mudanças necessárias. Portanto a Língua Materna, seguindo a linha de MACHADO (2001), é a representação das idéias de um povo; é um sistema de signos que expressam a realidade significativa de uma nação.
Assim como a Língua Materna, a Matemática está impregnada no desenvolvimento das pessoas. Tanto esta como aquela, estão mutuamente interligadas. Pois matematicamente, as pessoas aprendem a analisar, levantar hipóteses, sugerir, pensar logicamente, encontrar soluções etc, na sua vida diária, e utilizam símbolos da língua para expressar a realidade, a qual também é apresentada pela língua materna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário